Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Danilo Gentili é condenado por injúria contra deputada Federal Maria do Rosário

Juíza Federal da 5ª vara Criminal de São Paulo fixou pena em seis meses e 28 dias de detenção.

Publicado por Davi D'lírio
há 5 anos

O apresentador e humorista Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, pelo crime de injúria contra a deputada FederalMaria do Rosário. A decisão é da juíza Federal Maria Isabel do Prado, da 5ª vara Criminal de São Paulo.

t

Consta nos autos que, em 22 de março de 2016, Danilo Gentili fez diversas publicações no Twitter nas quais chamou a parlamentar de “falsa”, “cínica e “nojenta”. Ao receber notificação da Procuradoria da Câmara dos Deputados para apagar as publicações, Gentili postou um vídeo em rede social no qual debochou do documento e utilizou termos como “puta” para se referir à deputada. Na ocasião, o humorista também fez críticas aos deputados em geral, acusando-os de utilizar indevidamente recursos públicos.

Ao analisar o caso, a juíza Federal entendeu serem os fatos incontroversos e verificou que o humorista agiu de forma dolosa – ou seja, com vontade livre, consciente e finalidade –, injuriando através da internet a parlamentar, já que os elementos não deixaram dúvidas de que Gentili teve intenção de macular a honra da deputada.

“A autoria delitiva igualmente é certa e induvidosa, pois as provas coligidas aos autos restaram lineares e harmônicas, no sentido de que o humorista e apresentador Danilo Gentili Júnior perpetrou efetivamente a conduta tipificada no artigo 140, caput, do Código Penal, na forma majorada pelas hipóteses previstas no artigo 141, II e III do mesmo Estatuto Repressivo.”

A juíza registrou que “o crime de injúria consuma-se no momento em que a vítima toma conhecimento das palavras ofensivas à sua dignidade ou decoro”, tratando-se de delito formal, cuja pena pode se dar por meio de multa ou de detenção, que varia de um a seis meses.

A magistrada entendeu que ao caso se aplicava pena de cinco meses e seis dias de detenção, no entanto, ao considerar que, no caso, há concurso de duas causas de aumento de pena, fixou a pena de detenção em seis meses e 28 dias.

Quanto à substituição da pena por restritivas de direito, a juíza ponderou que ela mostra-se incabível no caso, tendo em vista “a valoração em grau elevado da culpabilidade, da conduta social, da personalidade do condenado, dos motivos e das circunstâncias do crime”, que não autoriza a concessão do benefício, ainda que a pena privativa de liberdade não seja superior a quatro anos, que o crime doloso não tenha sido praticado com violência ou grave ameaça ou que o réu não seja reincidente no crime.

Assim, o humorista foi condenado a seis meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto.

Confira a íntegra da sentença.

Nesta quinta-feira, 11, o presidente da República Jair Bolsonaro se solidarizou com o humorista que, a seu ver, exerceu seu direito de livre expressão. Ao se manifestar sobre a condenação no Twitter, Danilo Gentili afirmou que nunca imaginou "ser condenado à prisão por protestar contra a censura" e agradeceu o apoio do presidente.

t

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1795
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/danilo-gentili-e-condenado-por-injuria-contra-deputada-federal-maria-do-rosario/697181891

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

não caberia alegação de que a maria do rosário, por ser figura pública, está sujeita a criticas e ofensas por parte da população? continuar lendo

A liberdade de expressão não pode servir como subsidio para se proferir ofensas a integridade moral de uma pessoa. O apoio presidencial ao comediante, demonstra como de costume, o seu completo desconhecimento das leis e o despreparo para gerir a máquina pública ao preferir lidar com questões cotidianas aliadas a seus interesses políticos-religiosos, deixando de lado relevantes questões sociais, como por exemplo, as enchentes ocorridas no Estado do Rio de Janeiro. continuar lendo

Danilo cometeu crime , quem viu as postagens dele e o que ele falou sabe!! Agora um presidente que se cala com 80 tiros e se solidariza com um babaca destes é o fim do Brasil!! continuar lendo

De um lado, uma "vítima" que goza de imunidade parlamentar, e que pode falar o que bem entender (e inclusive ameaçar cidadãos fazendo uso da máquina pública) sem sofrer qualquer retaliação.
Do outro lado, um "agressor" agora submetido a uma penalidade flagrantemente desproporcional por ter simplesmente feito chacota ácida a uma parlamentar que o ameaçava de censura utilizando-se da máquina estatal.
Pelo bem da liberdade de expressão, que essa condenação seja revertida! continuar lendo