Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

TSE: Matéria sobre esquema de WhatsApp na campanha de Bolsonaro não será retirada do ar

Para o ministro Sérgio Banhos, conteúdo não desequilibra disputa eleitoral

Publicado por Davi D'lírio
há 5 anos

O Ministro Sérgio Silveira Banhos, do TSE, negou pedido de liminar feito pelo presidenciável Jair Bolsonaro e sua coligação no qual requeriam o direito de resposta e a retirada do ar de matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

A reportagem afirmava que o candidato estaria sendo beneficiado por empresas que estariam comprando pacotes de envios de mensagens para realizarem propagandas em desfavor do PT, via WhatsApp. A prática configuraria crime eleitoral e caixa dois.

t

Ao analisar o pedido, o ministro entendeu que o conteúdo da matéria não tem elementos suficientes que configurem transgressão capaz de desequilibrar a disputa eleitoral e ensejar a suspensão da reportagem.

Na decisão, Sérgio Banhos ressaltou a importância de se preservar a liberdade de imprensa, sobretudo no contexto das competições eleitorais. Para ele, o simples fato de a referida matéria ser investigativa não altera a sua natureza jornalística. "E, em termos de liberdade de imprensa, não se deve, em regra, suprimir o direito à informação dos eleitores, mas eventualmente conceder direito de resposta ao ofendido", asseverou.

Após indeferir o pedido, o ministro deu o prazo de um dia para que o jornal apresente sua defesa.

Veja a decisão.

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações142
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tse-materia-sobre-esquema-de-whatsapp-na-campanha-de-bolsonaro-nao-sera-retirada-do-ar/640560308

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)