Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Marcelo Crivella é impedido de usar prefeitura do Rio para interesses religiosos

Liminar é do juiz de Direito Rafael Cavalcanti Cruz, da 7ª vara de Fazenda Pública do RJ.

Publicado por Davi D'lírio
há 6 anos

O juiz de Direito Rafael Cavalcanti Cruz, da 7ª vara da Fazenda Pública do RJ, deferiu liminar para determinar que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, se abstenha de utilizar a condição de chefe do Poder Executivo municipal para utilizar a máquina pública para a defesa de interesses pessoais ou de grupos religiosos. Em caso de descumprimento, Crivella pode ser afastado do cargo até o julgamento do mérito da ação.

O MP/RJ ajuizou ACP requerendo tutela antecipada para que o prefeito fosse impedido de utilizar a máquina pública para defender seus interesses pessoais e interesses religiosos. O parquet pleiteou ainda que Crivella se abstivesse de conceder ou determinar a concessão de quaisquer privilégios a pessoas ligadas a seu grupo religioso, além de ser proibido de impor agenda religiosa para a população do município do Rio de Janeiro ou adotar atitude discriminatória contra grupos e pessoas que professam outra fé.

Ao analisar o caso, o juiz considerou a laicidade do Estado Brasileiro. O magistrado ressaltou o perigo na demora natural do processo e o perigo de dano iminente, à medida em que a utilização do cargo de chefe do Executivo municipal por Crivella para fins pessoais e religiosos possa provocar violação grave dos princípios constitucionais e dos direitos fundamentais.

Com isso, o magistrado deferiu a tutela antecipada requerida pelo MP/RJ.

Confira a íntegra da decisão.

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações167
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marcelo-crivella-e-impedido-de-usar-prefeitura-do-rio-para-interesses-religiosos/601515556

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)