Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Justiça absolve envolvidos no caso Cerveró

Decisão é do juiz Federal Ricardo Leite, da 10ª vara Federal Criminal de Brasília/DF.

Publicado por Davi D'lírio
há 6 anos

O juiz Federal Ricardo Leite, da 10ª vara Federal Criminal de Brasília/DF, absolveu o ex-presidente Lula e outros seis réus em processo no qual eles são acusados de obstrução à Justiça.

Além do ex-presidente, foram absolvidos o ex-senador Delcídio do Amaral e seu ex-chefe de gabinete, Diogo Ferreira; o banqueiro André Esteves, o ex-advogado de Nestor Cerveró, Edson Siqueira de Ribeiro Filho; o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai.

De acordo com o juiz Federal, as provas apresentadas nos autos são insuficientes e a acusação de obstrução de Justiça estava baseada apenas em afirmações de delatores.

Na decisão, o magistrado afirmou que, de acordo com o artigo 17 do CP e o artigo da lei 12.850/13, que define a organização criminosa e dispõe sobre investigação criminal, as sentenças não podem ser fundamentadas apenas em delações premiadas.

No despacho, Ricardo Leite também afirma: "a instrução, a meu sentir, não possibilitou a reconstrução da realidade fática, o que impede qualquer decreto condenatório".

Com a decisão do juiz Federal Ricardo Leite, prova-se que houve um excesso por parte do Judiciário o que acarretou, entre outros males, um prejuízo financeiro gigantesco ao empresário André Esteves. De modo que é o momento oportuno parar refletir acerca das demasiadas prisões que estão sendo decretadas sem qualquer limite.

O caso

Lula foi acusado na ação penal após Delcídio do Amaral citar, em delação, um encontro – ocorrido em 2015 – no qual o ex-presidente teria expressado preocupação em relação a Bumlai. O caso foi o primeiro no qual o ex-presidente Lula se tornou réu na operação Lava Jato, em 2016.

De acordo com a denúncia apresentada pelo MPF, Lula teria tentado atrapalhar as investigações ao tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, um dos delatores da operação.

Segundo o parquet, Bernardo Cerveró, filho de Cerveró, havia feito uma gravação na qual o ex-senador Delcídio do Amaral prometia ajuda financeira de R$ 50 mil mensais para a família do ex-executivo da Petrobras, e honorários de R$ 4 milhões para o advogado Édson Ribeiro, que, até então era responsável pela defesa.

Em setembro de 2017, o procurador Ivan Marx, do MPF/DF, pediu a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves neste processo. O MPF alegou não ter encontrado evidências de que Lula e André Esteves cometeram o crime de obstrução de Justiça.

Confira a decisão.

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações674
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-absolve-envolvidos-no-caso-cervero/600354327

Informações relacionadas

Síntese Criminal, Operador de Direito
Notíciashá 4 anos

Por insuficiência probatória, TRF-1 tranca mais uma ação penal contra Lula.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não parece que a situação de André Esteves perante a Justiça esteja absolutamente tranquila. Segundo informou o Jornal Folha de S. Paulo em 31/05/2017, Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda de Lula, teria negociado uma pena de prisão domiciliar em troca da delação de André Esteves, do BTG Pactual, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Abílio Diniz, ex-dono do Grupo Pão de Açúcar.

Em 22/06/2018, desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, homologou a delação premiada de Palocci à Polícia Federal. As informações e documentos fornecidos por ele podem ser considerados provas e resultar na abertura de novos inquéritos e de novas fases da Operação Lava Jato.

Os principais alvos da delação premiada do ex-ministro da Fazenda de Lula seriam, segundo consta, figuras que integraram o governo – inclusive o próprio ex-presidente da República. Pouco se sabe, porém, acerca do conteúdo dessa delação, uma vez encontrar-se em segredo de justiça. Não obstante, em 26/04/2018, o jornal "O Globo" revelou que a delação reuniria fatos que envolvem, em grande parte, o esquema de arrecadação do PT com empreiteiras citadas na Lava-Jato, bem como a atuação dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff nos crimes apurados pela operação. Subsiste, portanto, a dúvida quanto a ter Palocci cumprido ou não a promessa de incluir banqueiros em suas revelações, entre as quais figuraria, pelo fato de ter o nome antecipado em 2017, o de André Esteves continuar lendo

Eu sou a Sra Corolina.William de estado unida, eu quero compartilhar um testemunho da minha vida para cada um. Fui casada com meu marido William, eu o amo tanto que fomos casados ​​há 7 anos com dois filhos. Quando ele foi de férias para Dubia me referi a uma mulher chamada Sandra, eu disse-me que eu tenho não está mais interessada em nosso casamento. Eu estava tão confuso e à procura de ajuda, eu não sei o que fazer Até que eu conheci o meu amigo Maria, e eu disse a ela o meu problema. Ela me disse para não se preocupar sobre ela ter um problema como antes e me apresentar a um homem chamado Profeta TAKUTA OMS lançar um feitiço sobre seu ex-namorado e trouxe de volta para ela depois de 3 days.Maria me pede para se comunicar com o Profeta TAKUTA . Entrei em contato com ele para me ajudar a trazer o meu marido de volta e eu me pede para não se preocupar que os deuses de seus antepassados ​​vai lutar por mim. Eu disse que depois de três dias eu me juntaria a mim e ao meu marido juntos. Depois de três dias meu marido me chamou e disse-me que eu está à procura de coisas comigo de novo, eu me surpreendeu quando eu vi ele e eu comecei a chorar por perdão. Agora eu sou a mulher mais feliz do mundo para o que este grande profeta fez por mim e meu marido, você pode entrar em contato Seu email: (takutaegbedie@gmail.com) .. .ou WhatsApp-lhe sobre este número. (+2348165186811). Entre em contato com ele sobre qualquer problema, como:
(1) Se você quer que seu ex volte
(2) se você sempre tiver sonhos ruins.
(3) Você quer ser promovido em seu escritório.
(4) Se você quer uma criança.
(5) cuidado de ervas
(6) Você quer ser rico.
(7) Você quer amarrar seu marido / esposa para ser dele para sempre.
(8) Se você precisar de ajuda financeira.
(9) Deixe as pessoas obedecerem às suas palavras e fazerem o que desejam
(10) solução de caso ETC
Contacte-lo novamente em (takutaegbedie@gmail.com) ou WhatsApp .. ele sobre este número. (+2348165186811). e seja abençoado. continuar lendo