Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Câmara aprova funk como manifestação cultural popular

PL 4.124/08 foi aprovado, em caráter conclusivo, pela CCJ nesta quarta-feira, 23.

Publicado por Davi D'lírio
há 6 anos

A CCJ da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 23, o PL 4.124/18, de autoria do deputado Federal Chico Alencar. A proposta reconhece o funk como manifestação cultural popular digna de cuidado e proteção do Poder Público.

O texto foi aprovado em caráter conclusivo pela comissão e, caso não seja apresentado recurso para votação em plenário, segue agora para o Senado.

De acordo com a matéria, é assegurado aos artistas do funk o direito à livre realização de suas atividades e de manifestações próprias, tais como festas, bailes e reuniões.

O PL 4.124/18 também prevê que assuntos relativos ao funk sejam integrados à pauta de trabalho e de fomento regular dos órgãos públicos ligados à cultura, e determina que qualquer tipo de discriminação, preconceito ou desrespeito ao funk, ou a seus integrantes, será submetido às penas da lei.

Durante o debate sobre o PL na CCJ, o deputado Federal Chico Alencar defendeu a necessidade de aprovação da matéria de sua autoria. "O funk é uma manifestação popular e artística de alto valor", afirmou.

O relator do projeto na CCJ, deputado Federal Wadih Damous, também defendeu o texto e afirmou ser necessário que o Estado reconheça todas as formas de manifestações culturais e as incentive "para evitar o preconceito e para que valiosas formas de manifestações culturais, como o funk, deixem de ser criminalizadas e associadas à violência, tráfico e consumo de drogas, como comumente ocorre no Brasil".

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações389
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-aprova-funk-como-manifestacao-cultural-popular/581868782

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Na justificação do Projeto de Lei:
"Hoje, em nosso País, o chamado movimento funk constitui-se em uma atividade de lazer e cultura popular das mais importantes, reunindo mais de 1 milhão de jovens todos os fins de semana, apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro" - Chico Alencar.
É um programa de final de semana e tanto para levar a família hein deputado? Que tal?
Indiscutível que o funk (como conhecemos hoje no Brasil) é uma manifestação cultural. Agora, e qualitativamente? É evidente a imagem que o cidadão comum tem do Funk (e o que esse tipo de manifestação cultural fomenta), mas parece que o deputado aí é desinformado, ou se faz de, né? continuar lendo

Agora as coisas vão pra frente... continuar lendo

Saudações, ótimas informações.

Eu gostaria de saber onde encontro tal matéria no site oficial da Câmara com este número de PL?

Abraços. continuar lendo

Amigo, segue:
Link: http://www2.câmara.leg.br/camaranoticias/noticias/educacao-E-CULTURA/557886-câmara-aprova-funk-como-manifestacao-da-cultura-popular.html continuar lendo

http://www.câmara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=412036

Sempre que encontrar alguma notícia falando de PL (da Câmara), basta ir na aba de "Atividades Legislativas", depois "Projetos de lei e outras proposições", e então filtrar por número e ano. continuar lendo

Está equivocado está PL na matéria aqui publicada, pois o autor afirma que é PL 4.124/18 quando na verdade é PL 4.124/08. continuar lendo

Penso que referido projeto deveria ser melhor debatido com a sociedade, pois ao que me consta, hoje em dia, as letras do funk não acrescentam e não trazem nada de bom, muito pelo contrário, pois é raro encontrar música que não falem de sexo e elevam as mulheres a simples objeto. Foi-se o tempo que o funk era algo parecido com o que Claudinho e Buchecha cantava. O debate é muito válido. continuar lendo