Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ/SP: Colegiado aponta inconstitucionalidade em lei que extingue majorante de roubo com arma

    Para desembargadores da 4ª câmara de Direito Criminal, artigo da lei 13.654/18 suprime ilegalmente previsão do CP.

    Publicado por Davi D'lírio
    há 6 anos

    A 4ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP reconheceu a inconstitucionalidade do artigo 4º dalei 13.654/18. A norma extinguiu previsão do Código Penal que majora a pena do crime de roubo cometido com arma.

    Ao julgar recurso do MP/SP em ação sobre roubo, o colegiado reconheceu o vício formal do texto legal, afirmando que a norma não teve a devida aprovação pelo Congresso. A câmara entendeu que a lei, ao revogar o dispositivo e determinar o aumento de pena para casos de roubo com o emprego de arma de fogo, suprimiu ilegalmente a previsão do CP.

    "Obviamente, a supressão do inciso I do § 2º do artigo 157 do Código Penal se deu sem a aprovação do Congresso Nacional, sendo suprimido ilegalmente pela Coordenação de Redação Legislativa (Corele), e, portanto, criada em ambiente diverso do parlamento, por pessoas não competentes para tanto, não sendo discutida e emanada de parlamentares, antes de ser enviado para a sanção pelo presidente da República."

    Em razão disso, o colegiado suspendeu o julgamento do mérito do recurso e determinou a instauração de incidente de inconstitucionalidade com remessa ao órgão especial da Corte para apreciação. Caso o entendimento seja confirmado, a decisão passará a ter caráter vinculante no TJ/SP.

    • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
    • Publicações940
    • Seguidores103
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações404
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-colegiado-aponta-inconstitucionalidade-em-lei-que-extingue-majorante-de-roubo-com-arma/576163995

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)