Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Aécio Neves se torna réu por corrupção passiva e obstrução de justiça

Ministros da 1ª turma do STF receberam denúncia contra o senador.

Publicado por Davi D'lírio
há 6 anos

*Esta é um a publicação original do site Migalhas

Nesta terça-feira, 17, a 1ª turma do STF recebeu denúncia oferecida pela PGR contra o senador Aécio Neves por corrupção passiva e obstrução de justiça. O senador é acusado de pedir propina de R$ 2 mi ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, e tentar atrapalhar o andamento da operação Lava Jato.

O ministro Marco Aurélio, relator, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux votaram pelo recebimento integral da denúncia. O ministro Alexandre de Moraes a recebeu parcialmente, apenas em relação ao crime de corrupção passiva.

Julgamento

Em um primeiro momento, o colegiado, por unanimidade, negou provimento a agravo interposto pela defesa de Aécio. O recebimento da denúncia começou a ser analisado pelo relator, ministro Marco Aurélio, que votou pelo desmembramento do feito em relação aos demais denunciados.

O relator ficou vencido neste ponto, uma vez que a maioria da turma entendeu pelo não desmembramento. Para os ministros, as condutas estão de tal modo imbricadas que a divisão, de acordo com os ministros, prejudicaria o julgamento do feito.

Também pela prática de corrupção passiva, o colegiado recebeu a denúncia em relação à irmã do senador Andrea Neves da Cunha, ao primo Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB/MG).

Em gravação realizada por Joesley Batista, o senador Aécio Neves aparece pedindo o dinheiro ao empresário Joesley Batista sob a justificativa de que precisava pagar despesas com sua defesa na Lava Jato. O senador afirma que se tratava de um empréstimo, mas para a PGR, o valor significa propina.

Corrupção passiva

Em seu voto, o ministro Marco Aurélio entendeu que “há indicativos de solicitação e percepção de vantagem indevida pelo detentor de mandato eletivo, com a ajuda da irmã, de Frederico Medeiros e Mendherson Souza Lima.”

Ele pontuou que o depoimento de Joesley ao MPF noticia ter sido Andrea Neves a solicitante, em 18 de fevereiro de 2017, de vantagem indevida em favor do irmão. Segundo o ministro, soma-se a isso os diálogos gravados entre o delator e o parlamentar, em reunião realizada em 24 de março do mesmo ano, no hotel Unique, em SP, no qual ficou acertado o pagamento do montante de R$ 2 mi em quatro parcelas semanais, a serem entregues ao denunciado Frederico Medeiros.

A denúncia narra a seguir os pagamentos realizados entre 12 e 19 de abril e 3 de maio de 2017, na sede da empresa JBS. Eles foram monitorados mediante medida cautelar de ação controlada, indicando, segundo Marco Aurélio, a atuação direta de Mendherson e Frederico no recebimento dos valores. O recebimento da denúncia por corrupção passiva foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Primeiro ministro a acompanhar o relator, Barroso afirmou: "houve um pedido de dinheiro em um contexto que claramente sugere o recebimento de vantagem ilícita". Em referência ao modo como o dinheiro foi entregue, Barroso pontuou que "nos dias de hoje ninguém sai por aí transportando pela estrada mochila e mala de dinheiro a menos que haja alguma coisa errada na operação".

Ainda de acordo com o ministro, esta amplamente documentado em áudio e vídeo que o primo do senador foi enviado para receber o dinheiro. Inclusive, o ministro lembrou que o senador foi gravado dizendo que para receber o dinheiro ‘tem que ser um que agente mate antes de fazer a delação". Para Barroso," naturalmente "o temor contra a delação recaí em quem sabe que está" fazendo coisa errada ".

Ao fim de seu voto, Barroso afirmou que seria a hipótese de afastamento do mandato, mas que não traria de novo essa questão uma vez que já houve essa decisão por parte da turma, que em setembro do ano passado determinou o afastamento do senador, e sobre o tema o plenário entendeu que a matéria teria que ser remetida ao Senado. No caso específico de Aécio, segundo Barroso, o Senado “cassou” a decisão do STF. “Qualquer futura antologia de barbaridades jurídicas esse episódio deve constar”, disse.

Como não há nenhum fato novo, em respeito a separação dos poderes, o ministro afirmou que não encaminharia seu voto nesse sentido.

Obstrução de justiça

Quanto ao delito do artigo , § 1º, da lei 12.850/13, o ministro Marco Aurélio avaliou que, no tocante à suposta atuação de Aécio visando a aprovação casuística de anistia ao chamado “caixa dois” eleitoral, crime de falsidade ideológica eleitoral, previsto no artigo 350 do Código Eleitoral, inexistem sinais a levarem a concluir pela prática de ato voltado a impedir as investigações ou embaraçá-las, retaliando as instituições à frente da operação Lava Jato. Segundo ele," a articulação política é inerente ao presidencialismo de coalização e não pode ser criminalizada, sob pena de ofensa à imunidade material dos parlamentares ". Nesse ponto, para ele, mostra-se insuficiente o que veiculado na peça acusatória.

Por outro lado, Marco Aurélio apontou que há transcrições de conversas telefônicas, presentes ligações realizadas pelo Senador ou a seu comando, das quais se extrai que estaria tentando influenciar na escolha de delegados de Polícia Federal para conduzir inquéritos alusivos à operação Lava Jato, buscando assegurar a impunidade de autoridades políticas investigadas. Surgem, aí, de acordo com o relator, sinais de prática criminosa.

"Foram colhidos, na fase do inquérito, indícios de autoria e materialidade relativamente aos delitos dos artigos 317 (corrupção passiva) do Código Penal e 2º, § 1º (embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa), da Lei nº 12.850/2013, na forma tentada, a autorizar o recebimento da peça acusatória."

Em relação à obstrução de justiça, o ministro Moraes divergiu. Para ele, não há elementos para abertura de ação penal em relação a este ponto.

Preliminares

Além da preliminar do desmembramento, a 1ª turma também rejeitou a preliminar arguida pela defesa para que o caso fosse analisado pelo plenário do Supremo ante a relação direta com gravações envolvendo o presidente da República. Os ministros entenderam que apesar de as gravações terem a mesma fonte, os fatos desta denúncia não estão relacionadas ao presidente.

Da mesma forma, foi rechaçado o argumento da defesa dos denunciados de que a atuação do ex-procurador Marcelo Miller na colaboração da JBS tornaria nula as provas oriundas da delação. Sobre o tema, o ministro Marco Aurélio pontuou que a constatação do ato ilegal praticado no interesse privado do ex-membro do MP ensejou, segundo apontou o próprio MPF , a rescisão do acordo de delação, com o afastamento de benefícios,"o que não contamina o que noticiado em termos de crimes pelos colaboradores"."

O ministro Marco Aurélio também rejeitou preliminar de violação do princípio do juiz natural, tendo em vista que, inicialmente, os autos foram distribuídos ao ministro Edson Fachin, por prevenção. O relator explicou que os processos relatados por Fachin deixaram de ter conexão com a matéria tratada no inquérito.

Pedido de adiamento

Na semana passada, o relator negou pedido da defesa de Andrea Neves requereu que o julgamento fosse adiado para o dia 24/4, uma vez que, na mesma data e hora, o advogado constituído nos autos comparecerá ao STJ para realizar sustentação oral na apreciação de habeas corpus de outro cliente. Por meio de petições, as defesas dos demais acusados não se opuseram ao pedido.

O ministro Marco Aurélio entendeu que pedido não estava acompanhado de justificativa relevante. “Consoante consignado nas informações, além do advogado que firmou o requerimento, há mais oito habilitados no processo revelador do habeas corpus em curso perante o STJ.”

O relator destacou ainda que, no inquérito em trâmite no Supremo, constam credenciados, além do advogado requerente, outros onze representantes da investigada. “Nada impede que os julgamentos agendados para a data sejam ordenados, no próprio dia, de modo a possibilitar ao profissional, ante a proximidade dos Tribunais, a realização de sustentação oral em ambos”, assentou o relator ao negar o pedido de adiamento.

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1459
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aecio-neves-se-torna-reu-por-corrupcao-passiva-e-obstrucao-de-justica/568010008

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 7 anos

Supremo Tribunal Federal STF - INQUÉRITO: Inq 4506 DF - DISTRITO FEDERAL XXXXX-15.2017.1.00.0000

Olga Câmara, Advogado
Artigoshá 4 anos

Polícia brasileira: a que mais mata e a que mais morre

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Será que o chefe dos paneleiros vai preso?
Eu duvido.
PSDB tem blindagem! continuar lendo

Então, não descansemos enquanto a justiça não seja igual para todos. Se errou, que arque com as consequências de seus atos, independentemente da cor partidária ou do tamanho do colarinho. continuar lendo

Engraçado que não vi nada sobre militantes batendo panelas em apoio a ele. continuar lendo

Pode ficar tranquilo que só quem chora por corruptos são os petistas.

Você viu em alguma manifestação alguém pedir ou chorar por Aécio? O mesmo não pode se dizer dos mortadelas.

Quem pediu a saída do PT não portava bandeira de partido ou candidato. continuar lendo

Outro tucano de estirpe, Azeredo, virou réu a 23 anos; condenado em 2a instancia a 20 anos... Processo do mensalão tucano, anterior ao do José Dirceu. Sabem dizer se o Azeredo estaria preso??? continuar lendo

Nenhuma novidade... O Jucá já tinha falado (dado spoiler) há dois anos atrás que o Aécio seria o primeiro a ser "comido".

Aécio é boi de piranha nessa história. Ele vem para tentar afastar a imagem de que a lava-jato e o STF são partidarizados (só contra políticos do PT).

E ele apenas se tornou réu. Eu duvido o processo dele correr tão rápido como foi o do Lula, que atravessou primeira e segunda instâncias em tempo recorde. O do Aécio poderia ser julgado até o fim do ano pelo STF, mas sabemos que isso não ocorrerá.

A lava-jato já tá no fim. Acreditem, não veremos mais grandes operações de agora em diante. É ano eleitoral e a lava-jato não ajuda nos votos dos eleitores. continuar lendo

O Eduardo Cunha e o Gedel que o desdigam... continuar lendo

Aécio tem foro privilegiado.

Por acaso o processo contra a Gleisi tramita rapidamente?

Não é atoa que o PT não quer o fim do foro privilegiado e ainda quer 4a instância. continuar lendo

Estão propagando o que vai para arquivo e esperar prescrição como tudo que são do PSDB, MDB, DEM e outros.
Desse mesmo o STF arquivou uma denúncia de 1999 prescrita e vários outros estão sendo arquivados, uns por prescrição outros a pedido da PGR.
Imaginem brasileiros, parem de dormir e acordem. O Brasil foi tomado por psicopatas nos poderes e aliados com conglomerados de psicopatas da iniciativa privada.
São cartéis mais cartéis e o Poder Judiciário está incorporado e junto, é a costa de todos.
Sabem quem é Aécio Neves? Acredito que não! Não porque tudo foi escondido pelos políticos, pelo ministério Público de Minas Gerais, pelos Poderes de Brasília e pela imprensa que é impedida de falar, inclusive o dono do NovoJornal de Minas Gerais foi preso por 7 meses e 2 dias na campanha presidencial de Aécio Neves por um juiz a pedido de sua irmã. O Partido bandido dele também sabe e queriam todos fazer desse monstro psicopata presidente do Brasil
Sua história vem de longe e começou lá na década de 1970 juntamente com o ex governador do Rio, Sergio Cabral e outros da elite carioca.
Lá criaram primeiramente o Grupo Curra que pegavam meninas dos subúrbios e curravam e ao mesmo tempo usavam todo tipo de drogas e roubavam carros. Depois criaram a Gangue do Guardanapo para roubar e extorquir inclusive o erário e essa gangue ao que parece continua viva até hoje.
Aécio acabou sendo preso pela PF e um ministro influente conseguiu libertá-lo e ele teve que retornar a Belo Horizonte e lá chegando criou a Gangue dos Castros, está ativa até hoje e um pouco do rombo dela pode ser visto no inquérito arquivado pelo MP mineiro sobre o rombo de Furnas pela Gangue dos Castros que envolve desde advogados, advogadas, juízes, desembargadores, empresário e até um Ministro do STJ na denúncia.
Os pequenos jornais de Minas, mesmo sendo amordaçados, publicam muito dele desde corrupção, overdoses de cocaína no Palácio, suspeita de mandante de crime de uma modelo, tráfico internacional de drogas, entrega do nióbio de Minas para a família Moreira Sales, ex proprietária do Unibanco sendo que sua mãe era casada com um membro da família já falecido e muito mais.
Um ex investigador de polícia, Lucas Gomes Arcanjo, denunciou ele desde 2002 e tinha uma conta no facebook, sofreu dois atentados ficando no último aleijado de uma perna e em 2016 foi encontrado morto, enforcado por uma gravata na janela e suas irmãs asseguram que ele era inapto para acessar a janela devido ser aleijado de uma perna.
Tudo isso se procurarem pode ser acessado e tem muito mais.
Esse monstro se não fosse Minas Gerais poderia tornar-se o Presidente do Brasil.
Observem a responsabilidade dos partidos políticos. O perfil para filiar-se e concorrer em pleitos s´[o servem os perfis psicopático. Essa é a grande verdade.
O PF apurou em outubro do ano passado os valores acusados por corrupções nos 34 anos e 31 investigações somente e atualizou chegando ao montante de R$ 10,8 trilhões, o equivalente a dois PIB's nacional. Isto só o que descobriram na União. Não contemplam estados e municípios que também são corruptos porque para filiar-se e concorrer se não for corrupto não serve, É o perfil obrigatório.
Em São Paulo no curto tempo que o MP e outros organismos passaram a poder invesigar descobriram rombos na merenda escolar e outros e só o Trensalão que foi arquivado pelo STJ, segundo algumas fontes e o judiciário paulista já foi denunciado que não aceita processos por corrupção e também arquiva o montante apurado chegou a mais de R$ 400 bilhões, Imaginem quantos trilhões também não devem ter roubado o PSDB, seus integrantes e aliados. O governador Geraldo Alckmin não aceita que que fiscais da Receita estadual procurem empresas e tentam recuperar tributos sonegados.
Geraldo Alckmin concorre à Presidência pelo PSDB e os Três Poderes, incluindo o judiciário e também empresários e o agronegócio vão fazer tudo para elegê-lo porque é a continuação do que aí está, o conglomerado criminoso e psicopata público/privado. Podem ter certeza.
Quando referi-me que a educação que as elites e os poderes políticos impõem ao Brasil criou alienados e psicopatas por não despertar o espírito e desenvolvê-lo na infância e na adolescência sei que não sou levado a sério mesmo mostrando a decadência geral do país e a corrupção generalizada.
Pois bem, os chamados coxinhas, as elites e a classe média alta estão deixando o Brasil em massa e indo para a Europa e os EUA.
Dizem que furam filas, desrespeitam trabalhadores, não pagam transporte público, dizem não ter nenhum comportamento. Estão indignados com os brasileiros e estes são a elite brasileira.
Só um exemplo que copiei de uma senhora portuguesa retratando os brasileiros, o que disse a mais não relataram por vergonha. Diz a postagem:
Portugueses começam a ficar incomodados com a enxurrada de brasileiros endinheirados que estão trocando nosso país pelo deles. Eles dizem que são pessoas que se acham melhores do que as outras apesar de terem baixíssima cultura e civilidade. "Gente sem classe" disse ela, a senhora.
O autor da matéria conclui: Estamos doentes e não percebemos os nossos erros mais gritantes.
O que deve ser feito não sei. Sei que a educação tem de ser revolucionada e que os poderes tem de ser totalmente reformulados, incluindo os partidos políticos, porém para tomar o país dos psicopatas que o abocanharam juntamente com a iniciativa privada pelo voto é impossível. Ou as FFAA's se não estiverem contaminadas também tomam o país para fazer o seu renascimento ou então entraremos em uma guerra civil ou partimos para uma Venezuela.
A realidade brasileira é gravíssima e por terem matado o povo brasileiro na educação todos estamos entregues e praticamente dominados. : continuar lendo

Concordo com o senhor, também li sobre as críticas dos portugueses aos brasileiros que migraram para lá. Acho até que existe muito mais crimes, corrupção, dinheiro e tráfico nessa história, tudo às vistas de todos, porém, muitos não querem ver, literalmente,daí, caímos com eles. O caos está se tornando cada vez maior, as pessoas veem, mas NÃO querem crer. Podem e deveriam acessar sites seguros aqui e no exterior para averiguar informações que chegam até elas, investigar a veracidade das mesmas, mas não fazem, por que, simplesmente, não querem CRER! Parabéns pela postagem e pela coragem de faze-la! continuar lendo

Engraçado.
Tem artigos que não merecem muitos comentários dos seguidores do JusBrasil.
Porque será? continuar lendo

Indignação seletiva. Nunca foi contra a corrupção. continuar lendo

Não tem muitos comentários porque os petistas já se tocaram que nem todos contrários ao PT são eleitores de Aécio.

Ninguém chora em favor de corrupto senão os esquerdistas ... é a chamada indignação seletiva ... na direita ninguém tá nem aí pro Aécio ... que ele apodreça na prisão.

A esquerda é escrava submissa de Lula, não é atoa que se vê pessoas dizendo que votam até num cão se ele mandar. continuar lendo

Armpit Lover, seu comentário não faz sentido algum no contexto presente. Não sei se você consegue entender uma figura de linguagem denominada IRONIA.

- "Não tem muitos comentários porque os petistas já se tocaram que nem todos contrários ao PT são eleitores de Aécio": o que os petistas teriam que comentar nesse post, se o que o João Mans sugeriu foi que OS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS DO PT, que tanto comemoram e tripudiam quando um petista é indiciado/condenado/preso, ficam bem quietinhos quando um político da direita entra na rota da Justiça? Ainda mais um que já foi ovacionado por eles, como esse.

- "Ninguém chora em favor de corrupto senão os esquerdistas": ninguém aqui sugeriu que os eleitores do Aécio deveriam comparecer para defendê-lo, mas sim que a mesma quantidade de comentaristas que se dizem indignados com os corruptos[do PT] viessem aqui fazer chacota com o presidenciável de 2014. Mas não viriam mesmo. Afinal, reconhecer algo do tipo "fomos enganados mesmo" é um raro exemplo de ombridade, que não espero ver nos acalorados debates nessa praça pública virtual que é a internet.

- "na direita ninguém tá nem aí pro Aécio": dizer isso só agora que ele está na lama, sem apoio até dos correligionários, como se fosse um atestado de isenção política, é hilário. Queria ver isso em 2014, quando eu tentava mostrar aos meus amigos que o candidato deles era corrupto da pior espécie, acobertado pela mídia, mas, ainda que eu mostrasse as evidências (coisa pela qual os antipetistas não têm muito apreço, reconheço), eles preferiram acreditar na revista Veja, com o Aécio estampado na capa com cara de herói.

Às vezes acho que estou mesmo desperdiçando meu precioso tempo respondendo a quem só consegue enxergar o mundo no modo binário (direita x esquerda, capitalistas x comunistas, bandido x mocinho, etc) e não vai entender metade do que eu escrevo. Como diria o filósofo: faz parte (BAMBAM, Cléber). continuar lendo