Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Lei paulistana estabelece cobrança de ISS para Netflix e Spotify

Empresas deverão pagar alíquota de 2,9% ao município.

Publicado por Davi D'lírio
há 6 anos

São Paulo entrou para a lista de cidades que vão cobrar ISS - Imposto sobre Serviços a streamings de música e vídeo, como Spotify e Netflix. O prefeito de São Paulo, João Doria, sancionou na quarta-feira, 15, a lei 16.757/17 que adiciona as plataformas à lista de serviços tributados pela prefeitura.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS e Recife/PE estão entre as cidades onde os serviços de streaming serão tributados. A aprovação da cobrança do imposto acontece meses após o presidente Michel Temer sancionar a LC 157/16, conhecida como reforma do ISS, publicada no DOU em dezembro de 2016.

A lei paulistana fixa em 2,9% a alíquota do ISS sobre serviços do gênero. No entanto, o prefeito alegou que as empresas têm margens de lucro suficientes para seguir oferecendo seus serviços sem aumentar os preços para os consumidores.

Em nota, a Netflix afirmou que não irá repassar os valores aos consumidores e que o posicionamento vale para todo o Brasil.

"A Netflix cobra e repassa impostos em todos os mercados onde é legalmente obrigada a fazê-lo. Em relação a atual versão do ISS, a Netflix não irá repassá-lo aos consumidores.”

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações200
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-paulistana-estabelece-cobranca-de-iss-para-netflix-e-spotify/521647610

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)