Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Juíza se afasta do caso após advogado escrever "que filha da puta"

A magistrada pediu que seja enviado ofício à OAB/SP para apurar a conduta do advogado e ao MPF para avaliar eventual cometimento de crime.

Publicado por Davi D'lírio
há 3 anos

A magistrada envolvida no caso de um advogado que, durante uma sessão virtual, enquanto estava com a tela de seu computador compartilhada, escreveu "que filha de puta" em uma conversa do WhatsApp, afastou-se do processo. A suspeição foi comunicada no processo na última quinta-feira, 8/4.

Imagem ReproduoYoutube

(Imagem: Reprodução/Youtube)

Em sua decisão, a juíza disse que ocorreu, de forma evidente e inusitada, lamentável episódio de atuação indecorosa por parte do advogado, que, ao compartilhar documento na sua tela de computador no intuito de instruir a contradita por ele apresentada, e após ter o pedido indeferido, escreveu expressão injuriosa.

A magistrada considerou que, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, o exercício da advocacia exige conduta compatível com seus preceitos e com os demais princípios da moral individual, social e profissional.

"Veja-se, portanto, que diante do comportamento do advogado em questão, vários deveres profissionais foram, salvo melhor juízo, lamentavelmente descumpridos."

Para a magistrada, o comportamento ético e moral permeia a atuação de todos os participantes do processo, especialmente dos profissionais da área do Direito, que não podem alegar desconhecimento das normas.

"A conduta desonrosa do advogado atingiu, em última análise, a todos os participantes da audiência, que faziam jus a um ambiente permeado pelo decoro, respeito, lealdade e boafé. O comportamento indecoroso ofende, por fim, o próprio Estado e a moral."

A juíza concluiu por pedir seu afastamento do caso, a fim de afastar qualquer possível questionamento acerca de sua imparcialidade. Por fim, pleiteou a expedição de ofícios à OAB/SP, para que seja apurada a conduta profissional do advogado, e ao MPF, para que seja avaliada possível ocorrência dos crimes previstos pelos artigos 331 (desacato à autoridade) e 140 (injúria) do CP.

Relembre o caso

O advogado, durante sessão virtual, enquanto estava com a tela de seu computador compartilhada, escreveu "que filha de puta" em uma conversa do WhatsApp após ter seu pedido negado pela juíza do caso. Ao não concordar com o argumento do advogado, a juíza disse que a contradita estava rejeitada e foi então que o causídico abriu uma conversa e escreveu o palavrão.

A magistrada percebeu a situação e reagiu: "Doutor, o que o senhor escreveu ali? O senhor escreveu 'Que filha da puta'? Quem é filha da puta, doutor?" Assista.

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações663
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-se-afasta-do-caso-apos-advogado-escrever-que-filha-da-puta/1192497835

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Quais são os pressupostos específicos da reconvenção? - Fernanda Braga

Advogado: a “prostituição” da carreira e o que pensam de nós, a sociedade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)